Ativismo digital: humor e o questionamento de hierarquias sociais na fanpage “Vagas arrombadas”
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.213.02Resumo
Buscamos investigar a página do facebook “Vagas Arrombadas” partindo da hipótese de que a publicização crítica dos conteúdos, ao desvelarem hierarquias sociais, pode ser observada como ação de ativismo digital. De modo específico, selecionamos para análise as postagens sobre trabalho doméstico por reconhecê-lo como uma das práticas trabalhistas mais subalternizadas social e economicamente no país. Por meio da análise de conteúdo, examinamos 51 postagens sobre anúncios de emprego para trabalho doméstico para identificar como os editores da página constroem conteúdos e intervenções a partir desses materiais. Por fim, apesar de reconhecermos as vantagens da atuação da página para o questionamento de hierarquias e padrões opressivos, destacamos os limites dessa crítica.
Palavras-chave: Humor. Hierarquias sociais. Ativismo on-line.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.