Desinformação e esfera pública no Twitter: disputas discursivas sobre o assassinato de Marielle Franco
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.213.01Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as disputas discursivas no Twitter que surgem a partir de desinformação sobre o caso de Marielle Franco. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, através da qual foi possível perceber como a desinformação se propagou e quais são as disputas discursivas envolvidas nesse processo. Para sistematizar a análise, foram criados dois grupos de tweets: o grupo da desinformação, que busca atacar o caráter de Marielle, e o grupo que desmente as notícias falsas e a defende. Nossos principais resultados mostram que o espalhamento de desinformação acaba alterando o foco inicial da mídia, que destacava a vida pública de Marielle. Além disso, vemos que a mídia tradicional teve papel decisivo para dar visibilidade e, depois, desmentir as acusações falsas contra Marielle.
Palavras-chave: Disputas discursivas. Desinformação. Esfera pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.