Wikipedia e instinto: desafios da colaboração na web
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.12Resumo
A Wikipedia é um portal da Internet que oferece conteúdo enciclopédico criado pelos próprios usuários, e, embora seja bastante consultada, vem registrando queda no número de colaboradores desde 2009, um movimento diferente de outras plataformas desse tipo. Dentre as possíveis explicações para o fenômeno, lançamos a hipótese de que sua estética, princípios operativos e normas são desnecessariamente complexos e dificultariam os processos instintivos, importantes para esse tipo de operação cognitiva, segundo o Pragmaticismo do lógico Charles Peirce. Para testá-la, realizamos pesquisa com usuários que apontou um baixo nível de consciência em relação a tais problemas no contexto de uma possível tendência de perda das características de colaboração originais da plataforma.
Palavras-chave: Comunicação. Instinto. Wikipedia. Pragmaticismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.