O imaginário da polarização política no pré e pós-impeachment de Dilma Rousseff: vestígios de cotidianidades inscritos em um curta-metragem brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.07Resumo
O presente estudo propõe-se a compreender o contexto sócio-político do Brasil nos últimos anos, por meio do imaginário edificado durante os períodos pré e pós-impeachment no Brasil. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de provocar reflexões acerca de vestígios de cotidianidades apresentados como metáfora e metonímia no curta-metragem brasileiro Menino do Cinco (Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira; 2012), película que apresenta a relação entre dois mundos desiguais e fronteiriços, que na travessia de um cão de estimação tem os lugares sociais fraturados. A metodologia de análise deste trabalho é a sociologia compreensiva (Maffesoli, 2010) utilizando-se também do imaginário (Maffesoli, Silva) como suporte teórico. Os resultados mostram um paralelismo entre o filme, com seus elementos indiciais (grades, janelas, barreiras e quadrados) e a cena político-social brasileira burilada por uma mimetização – dentro e fora da tela – do imaginário da atmosfera política no país.
Palavras-chave: Cinema e vestígios de cotidianidades. Menino do Cinco. Imaginário e política.
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