Jogadores de futebol no telejornalismo esportivo: uma análise das tipificações construídas na série “Jogadores da Seleção” do Jornal Nacional
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.01Resumo
O artigo analisa as tipificações dos jogadores de futebol construídas na série especial “Jogadores da Seleção” veiculada pelo Jornal Nacional antes da Copa do Mundo de 2014. Com base em Williams (1979), a tipificação é entendida como uma figura específica que concentra e intensifica uma realidade mais geral e complexa. A partir da metodologia da análise textual (Casetti e Chio, 1999), mapeamos as tipificações construídas na série especial do telejornal a partir de duas categorias analíticas: a) sujeitos e interações e b) história. Para a análise, foram selecionadas três reportagens relacionadas às histórias de vida de Daniel Alves, Victor e Maxwell. Como resultados, chegamos a três tipificações de jogadores de futebol na série: o tipo pobre, caracterizado como hegemônico e apresentado de forma destacada na série; o tipo graduado, representado unicamente pelo jogador Victor por meio de uma concessão e, por fim, o tipo rico, exemplificado exclusivamente pelo jogador Maxwell, que aparece de forma atenuada. O estudo revela que a série concede um falso protagonismo aos jogadores de futebol, uma vez que estes são representados de forma passiva, segundo os interesses mercadológicos e ideológicos da emissora. Assim, observamos que a série não problematiza a pluralidade das histórias de vida dos jogadores de futebol, uma vez que apenas um único tipo hegemônico aparece de forma destacada no telejornal.
Palavras-chave: Tipificação. Telejornalismo esportivo. Jogadores de futebol.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.