“Netflix, eu te amo!”: o capital emocional no relacionamento entre a empresa de streaming e os consumidores-fãs
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.12Resumo
Neste artigo, analisamos a relação estabelecida entre a Netflix e os usuários do serviço de streaming nos sites de redes sociais mantidos pela empresa, a partir de um olhar sobre o uso do chamado “capital emocional”. Mais do que simples consumidores, os assinantes demonstram comportamentos e formas de abordagem que se assemelham a práticas normalmente identificadas com o universo dos fandoms. A empresa, por sua parte, também lança mão de uma série de mecanismos de aproximação que vêm sendo caracterizados como apelo a esse tipo de capital, por meio de uma mobilização de aspectos relativos ao universo dos fãs de série. Analisamos a estratégia da empresa e o engajamento desses consumidores-fãs no contexto de um mercado televisivo extremamente competitivo e marcado pelo alto consumo e circulação de ficção seriada.
Palavras-chave: Netflix, fãs-consumidores, consumo cultural, mídias sociais, capital emocional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.