“Netflix, eu te amo!”: o capital emocional no relacionamento entre a empresa de streaming e os consumidores-fãs

Autores

  • Mayka Castellano Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • João Pedro Pinho Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Iara Noronha Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.12

Resumo

Neste artigo, analisamos a relação estabelecida entre a Netflix e os usuários do serviço de streaming nos sites de redes sociais mantidos pela empresa, a partir de um olhar sobre o uso do chamado “capital emocional”. Mais do que simples consumidores, os assinantes demonstram comportamentos e formas de abordagem que se assemelham a práticas normalmente identificadas com o universo dos fandoms. A empresa, por sua parte, também lança mão de uma série de mecanismos de aproximação que vêm sendo caracterizados como apelo a esse tipo de capital, por meio de uma mobilização de aspectos relativos ao universo dos fãs de série. Analisamos a estratégia da empresa e o engajamento desses consumidores-fãs no contexto de um mercado televisivo extremamente competitivo e marcado pelo alto consumo e circulação de ficção seriada.

Palavras-chave: Netflix, fãs-consumidores, consumo cultural, mídias sociais, capital emocional.

Biografia do Autor

Mayka Castellano, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, onde também realizou um pós-doutorado.

João Pedro Pinho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduando do curso de Estudos de Mídia da UFF.

Iara Noronha, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda do curso de Estudos de Mídia da UFF. Bolsista Pibic Faperj.

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres