O processo de comunicação pública e relações públicas em comitês de bacias hidrográficas no estado de São Paulo

Autores

  • Danilo Rothberg Unesp - Universidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento de Ciências Humanas
  • Lya Beatriz Pelegrini Unesp (Universidade Estadual Paulista)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.202.09

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de gerar conhecimento científico sobre a qualidade dos fluxos de informação e das práticas de comunicação mediada e não mediada existentes entre os atores sociais que integram os Comitês das Bacias Hidrográficas Tietê-Batalha e Tietê-Jacaré, do Estado de São Paulo. O estudo investigou, por meio de análise de conteúdo, análise documental e observação direta, os processos comunicativos e as formas de relacionamento entre os atores sociais daquelas instâncias de deliberação democrática. Os resultados indicam a existência de informações nos formatos de comunicação mediada online e off-line em patamares de 37 a 70% do total considerado necessário, segundo o contexto teóricometodológico da pesquisa, para a caracterização completa de uma política pública de sustentabilidade. Os registros das atividades em contextos de comunicação não mediada indicam cenários com predominância de instrumentos de disseminação de informação. Diante dos resultados, o estudo forneceu indicações de estratégias de comunicação e relações públicas que possam contribuir para o aperfeiçoamento do debate em torno das tomadas de decisão e políticas públicas que incidem sobre a gestão de recursos hídricos.

Palavras-chave: comunicação pública, relações públicas, sustentabilidade, recursos hídricos.

Biografia do Autor

Danilo Rothberg, Unesp - Universidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento de Ciências Humanas

Livre-docente em Sociologia da Comunicação. Bacharel em Comunicação, Mestre em Comunicação e Doutor em Sociologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faac/Unesp. Pesquisador visitante em King's College London e Open University (Reino Unido).

Lya Beatriz Pelegrini, Unesp (Universidade Estadual Paulista)

Bacharelanda em Comunicação Social – Relações Públicas pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Foi bolsista Fapesp de Iniciação Científica. Participou da Diretoria Executiva da Empresa Júnior de Relações Públicas da Faac/Unesp.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres