O processo de comunicação pública e relações públicas em comitês de bacias hidrográficas no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.202.09Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de gerar conhecimento científico sobre a qualidade dos fluxos de informação e das práticas de comunicação mediada e não mediada existentes entre os atores sociais que integram os Comitês das Bacias Hidrográficas Tietê-Batalha e Tietê-Jacaré, do Estado de São Paulo. O estudo investigou, por meio de análise de conteúdo, análise documental e observação direta, os processos comunicativos e as formas de relacionamento entre os atores sociais daquelas instâncias de deliberação democrática. Os resultados indicam a existência de informações nos formatos de comunicação mediada online e off-line em patamares de 37 a 70% do total considerado necessário, segundo o contexto teóricometodológico da pesquisa, para a caracterização completa de uma política pública de sustentabilidade. Os registros das atividades em contextos de comunicação não mediada indicam cenários com predominância de instrumentos de disseminação de informação. Diante dos resultados, o estudo forneceu indicações de estratégias de comunicação e relações públicas que possam contribuir para o aperfeiçoamento do debate em torno das tomadas de decisão e políticas públicas que incidem sobre a gestão de recursos hídricos.
Palavras-chave: comunicação pública, relações públicas, sustentabilidade, recursos hídricos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.