Campanha online em disputas locais: um estudo das apropriações do Facebook pelos candidatos nas eleições de 2016

Autores

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Daniele Silva Lima Universidade Federal do Maranhão.
  • Suzete Gaia de Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Nayara Nascimento de Sousa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.201.03

Resumo

A campanha desenvolvida na plataforma digital tem se tornado complementar aos meios tradicionais usados pelos candidatos. Esse aspecto, portanto, tem despertado interesse, e há um leque de pesquisas sobre o modo como esses espaços online são utilizados nas disputas. No entanto, parte significativa dos trabalhos tende a observar cenários das disputas nacionais ou se centraliza nas capitais. Assim, este artigo pretende discutir o uso de ferramentas online nas campanhas locais, mas no contexto das cidades menores, com menos de 200 mil eleitores, nas quais se incorporam tais mecanismos de modo tardio. Para entender como a plataforma digital é incluída nas disputas nesses cenários, tem-se como objeto as páginas do Facebook dos três principais candidatos que disputaram o pleito de 2016 em Imperatriz, no Maranhão: Assis Ramos (PMDB), Ildon Marques (PSB) e Rosângela Curado (PDT). A análise foi feita a partir de uma amostra das publicações veiculadas nas páginas entre os dias 16 de agosto e 2 de outubro de 2016 (n = 618). A pesquisa é quantitativa, de análise de conteúdo, e, neste artigo, trabalha-se com a tematização, o formato e as estratégias discursivas, com o intuito de verificar padrões que se alinham com a literatura e características que destoam das campanhas online já estudadas.

Palavras-chave: campanha online, redes sociais digitais, eleições locais.

Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora adjunta do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de pesquisa na Universidad de Valladolid (UVa - Espanha). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Opinião Pública (CPOP/UFPR) e coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA).

Daniele Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão.

Acadêmica do curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS), atuando na linha de pesquisa sobre Política e Redes Sociais.

Suzete Gaia de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Acadêmica do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS), coordenado pela professora Michele Goulart Massuchin, com financiamento da FAPEMA. É pesquisadora voluntária de Iniciação Científica no mesmo grupo.

Nayara Nascimento de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Acadêmica do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS), coordenado pela professora Michele Goulart Massuchin, com financiamento da FAPEMA. É pesquisadora bolsista de Iniciação Científica no mesmo grupo.

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Publicado

2018-06-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres