Narrativas de identidades no conflito israelo-palestino: experiências de palestinidade em Joe Sacco
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.193.02Resumo
Neste artigo, propomos uma reflexão, por meio de conceitos dos estudos culturais e de um viés narratológico, acerca de representações de identidade palestina nas produções de jornalismo em quadrinhos de Joe Sacco, Palestina (2011) e Notas sobre Gaza (2010). Dentro das narrativas visuais analisadas, enfocaremos a problemática do controle do Estado israelense em áreas palestinas e nos Territórios Ocupados, questões sobre fronteiras – com bloqueios e postos de verificação – além da ressignificação de carteiras de identidade e prisões arbitrárias como elementos de reafirmação de palestinidade.
Palavras-chave: jornalismo, quadrinhos, identidade, Palestina, representações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.