Comunicação organizacional de corretoras de valores: uso de redes sociais como ferramenta para educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.09Resumo
O presente artigo trata das estratégias de comunicação organizacional externa de corretoras de valores independentes para a distribuição de informações sobre aplicações em títulos de renda fixa. Essas companhias, pela ampliação de portfólio em virtude de um momento de performance ruim das ações listadas na bolsa de valores brasileira, adotaram iniciativas de educação financeira, especialmente nas mídias sociais. Por intermédio da semiótica de Eric Landowski e Jean-Marie Floch, este trabalho investiga como se dão, nessas iniciativas, as relações intersubjetivas entre corretoras e seus clientes (investidores). O objetivo é identificar como essas organizações têm buscado se inserir e se beneficiar da cultura da participação.
Palavras-chave: comunicação organizacional, estratégia de comunicação, mídias sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.