A pesquisa qualitativa apoiada por softwares de análise de dados: uma investigação a partir de exemplos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.08Resumo
O presente trabalho investiga as contribuições dos softwares para análise de dados em pesquisas qualitativas. Para tanto, foram examinados três trabalhos acadêmicos com temas voltados para a área do design que utilizaram o software Atlas.ti. Nesses trabalhos, percebe-se a utilização de várias estratégias de análise de dados qualitativos apoiadas pelo software, como o desenvolvimento de um esquema de codificação manual ou o uso de ferramentas de frequência de palavras, de codificação envolvendo indexação versus redução de dados, de verificação de códigos observando a consistência e a omissão, dentre outras. Ao final, pode-se inferir que o uso de softwares como apoio à análise de dados qualitativos pode facilitar a organização e a análise dos dados, bem como a elaboração dos resultados de pesquisa, entretanto, dependem da capacidade analítica do pesquisador e da forma como ele utiliza esse software.
Palavras-chave: pesquisa qualitativa, tratamento de dados, softwares de análise de dados, Atlas.ti.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.