A pesquisa qualitativa apoiada por softwares de análise de dados: uma investigação a partir de exemplos

Autores

  • Juliane Vargas Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maíra Woloszyn Universidade Federal de Santa Catarina
  • Berenice Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.08

Resumo

O presente trabalho investiga as contribuições dos softwares para análise de dados em pesquisas qualitativas. Para tanto, foram examinados três trabalhos acadêmicos com temas voltados para a área do design que utilizaram o software Atlas.ti. Nesses trabalhos, percebe-se a utilização de várias estratégias de análise de dados qualitativos apoiadas pelo software, como o desenvolvimento de um esquema de codificação manual ou o uso de ferramentas de frequência de palavras, de codificação envolvendo indexação versus redução de dados, de verificação de códigos observando a consistência e a omissão, dentre outras. Ao final, pode-se inferir que o uso de softwares como apoio à análise de dados qualitativos pode facilitar a organização e a análise dos dados, bem como a elaboração dos resultados de pesquisa, entretanto, dependem da capacidade analítica do pesquisador e da forma como ele utiliza esse software.

Palavras-chave: pesquisa qualitativa, tratamento de dados, softwares de análise de dados, Atlas.ti.

Biografia do Autor

Juliane Vargas Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC na linha de mídia e tecnologia, Mestre em Design no mesmo Programa, Bacharel em Design Gráfico pela UFPel e Técnica em Programação Visual pelo CEFET-RS. Tem como foco de pesquisa temas relacionados ao Design de Interface, Design de Interação e Usabilidade em sistema digitais. Sua pesquisa de doutorado é focada no design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones. É membro dos grupos de pesquisa do CNPq Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e Design de publicações digitais, certificados pela instituição.

Maíra Woloszyn, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Desenho Industrial, habilitação Programação Visual, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou durante a graduação do Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdos Digitais (NPC), da Projetar Empresa Júnior de Desenho Industrial e do Centro Acadêmico de Desenho Industrial. Possui interesse em publicações digitais, design editorial, tipografia e branding. É membro dos grupos de pesquisa do CNPq Design de publicações digitais, certificados pela instituição.

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor, Ergonomia e usabilidade e Design Digital para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design [Mestrado e Doutorado]. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Mídia e Tecnologia a partir dos seguintes eixos: Interação e Interface; Design Editorial no contexto das tecnologias digitais e Hipermídia para Aprendizagem. É líder do grupo de pesquisa Publicações digitais e vice-líder do grupo de pesquisa Ambientes Hipermídia para apoio ao processo ensino aprendizagem.

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta II do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e dos cursos de graduação do DPTCIn/UFSC. Graduada em Biblioteconomia (1994); Mestre em Administração (1999) e Doutora em Engenharia de Produção (2003) toda titulação obtida na Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em Biblioteconomia; é Integrante do Colegiado do curso de graduação em Administração- CSE/UFSC; faz parte da Comissão Editorial do Núcleo de Publicações do Centro de Ciência da Educação (NUP); Integra o Colegiado do curso de graduação em Biblioteconomia; faz parte da Comissão de Marketing Biblioteca Universitária da UFSC. Vice Lider do Grupo de Pesquisa Instituto Biblion/UFSC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing da Informação; Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas; Competência Profissional e Sustentabilidade em Unidades de Informação, Estudos de Usuários da informação e Gestão Organizacional. Faz parte do Banco de Avaliadores/ BASis do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior /Sinaes, desde 2006.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres