A longa duração dos memes no ambiente digital: um estudo a partir de quatro geradores de imagens online

Autores

  • Luís Mauro Sá Martino Faculdade Casper Libero
  • Rafael Grohmann Faculdade Cásper Líbero - FIAM

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.09

Resumo

Memes são uma dos principais elementos da cultura digital. Definidos como uma ideia que se espalha entre seres humanos, em um sentido próximo dos genes, encontraram na velocidade dos ambientes digitais um espaço particularmente adequado para sua multiplicação, uma vez que a rapidez de transmissão é uma de suas características fundamentais. Neste texto, a partir de dados obtidos em quatro sites de criação de memes, sugere-se que, ao contrário, há memes de longa duração, que se multiplicam por grandes períodos de tempo – quanto mais conhecidos são, mais conhecidos tendem a ser. As evidências são discutidas contra o pano de fundo das teorias da mídia digital.

Palavras-chave: memes, mídias digitais, comunicação, teoria da comunicação.

Biografia do Autor

Luís Mauro Sá Martino, Faculdade Casper Libero

Professor do Mestrado em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

Rafael Grohmann, Faculdade Cásper Líbero - FIAM

Doutorando em Comunicação na ECA-USP. Professor do Mestrado Profissionalizante em Jornalismo da FIAM - Professor da Faculdade Cásper Líbero

Downloads

Publicado

2016-10-24

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres