Drácula, o imortal do cinema: uma arqueologia das encarnações do famoso vampiro no audiovisual

Autores

  • Yuri Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.03

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar uma breve arqueologia das incursões do personagem “Drácula”, criado por Bram Stoker, no livro de 1897 do mesmo nome, no cinema. Embora a obra de Stoker seja um grande marco da literatura gótica inglesa (e talvez até da literatura de uma forma geral), é no audiovisual que percebemos um maior desenvolvimento do vampiro, alcançando uma fama inimaginável. Nesse caso, vemos que a influência dos meios acabam sendo um interessante modelador no desenvolvimento do vampiro ao longo do tempo. Sua diferença de suporte midiático e diferentes momentos da sociedade e das possibilidades tecnológicas acabam nos apresentando uma incrível variação do produto literário inicial. Percebemos que falar de Drácula nunca é um assunto esgotável, pois, a cada ano, uma nova investida audiovisual surge para nos revelar novas possibilidades a respeito desse ser tão camaleônico. Assim, iremos mergulhar nas inúmeras aparições do vampiro no cinema, percebendo como esse ser foi se transformando com o passar dos anos e como, ao passar do papel para a película, ele alcança sua plenitude como um ser imortal.

Palavras-chave: audiovisual, cinema, Drácula, transposição, arqueologia da mídia.

Biografia do Autor

Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj)

Doutorando em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação
em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisador bolsista da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). Mestre em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui pós­graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-­IAVM)
e graduação em Comunicação Social ­Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Atua nos grupo de pesquisa "Cartografias da Cibercultura: a Teoria da Mídia Alemã" e "Cartografias da Cibercultura: Epistemologia e Imaginário de um Novo Campo" coordenados pelo prof. Dr. Erick Felinto e o grupo "Livros e Cultura Letrada" (Ler, escrever, imprimir: as tecnologias de comunicação e seus usos), coordenado pelo prof. Dr. Márcio S. Gonçalves. Autor do livro "Drácula: o vampiro camaleônico" (2014).

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Publicado

2016-11-18

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres