Publicidade, criança e tecnologia: a relação experiência humana e emoção em campanha publicitária da Claro

Autores

  • Caroline Roveda Pilger
  • Saraí Patricia Schmidt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.05

Resumo

A questão que norteia o trabalho é problematizar de que forma as campanhas publicitárias das companhias de telecomunicações associam a tecnologia e a imagem da criança com a síntese da experiência humana (Larrosa, 2002). O estudo desenvolve a análise de um filme publicitário da empresa Claro que utiliza a criança no que diz respeito a pensar a infância como “sentimento de humanidade” (Lyotard, 1997). Discutiremos de que forma a tecnologia pode ser entendida como mediadora das relações humanas, além de entender de que maneira a criança é utilizada estrategicamente para sensibilizar o indivíduo pós-moderno para o consumo. Nesse sentido, a publicidade nos oferece a promessa da experiência como algo que pode ser mediado pela tecnologia, aliada à promessa de uma espécie de antídoto para a culpa do ser humano em perder momentos importantes em suas vidas por conta da rapidez dos tempos de hoje. O artigo tem a contribuição teórica dos estudos de Bauman (2001, 2008) sobre modernidade líquida, relacionamento humano, tempo e espaço; os estudos de Larrosa (2002) sobre experiência; e os estudos de Lyotard (1997), Kohan (2010, 2003) e Lajonquiére (2006) sobre a infância. A metodologia valer-se-á da perspectiva da análise de conteúdo evidenciada nos estudos de Bardin (2004) e Rose (2008).

Palavras-chave: publicidade, criança, experiência.

Biografia do Autor

Caroline Roveda Pilger

Mestre (2015) em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (2012) pela Universidade Feevale.

Saraí Patricia Schmidt, Universidade Feevale

Doutora (2006) e Mestre (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1991) pela Universidade Do Vale dos Sinos. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2016-09-26

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres