O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: a influência das pesquisas eleitorais nas estratégias das campanhas digitais

Autores

  • Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Érica Anita Baptista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa Veiga de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafael Cardoso Sampaio Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.182.04

Resumo

As eleições presidenciais de 2014 foram as mais acirradas desde a redemocratização do Brasil, exibindo reviravoltas em termos de intenções de voto e estratégias de campanha. O objetivo deste artigo é analisar o possível impacto das pesquisas de intenção de voto nas estratégias de campanha on-line no Facebook oficial dos três principais candidatos das eleições presidenciais de 2014. Fazemos uso de Análise de Conteúdo (AC) para avaliar como cada equipe utilizou diferentes estratégias comunicacionais na página do Facebook durante o primeiro turno das eleições e realizamos testes estatísticos para observar se as variações estratégicas são condizentes com as mudanças no cenário eleitoral apontadas pelas pesquisas de intenção de voto. Estamos especificamente interessados em observar em que medida as oscilações dos candidatos nas pesquisas afetam o tipo de comunicação estratégica no Facebook. Os resultados demonstram que há variação nas estratégias dos três candidatos ao longo da campanha do primeiro turno. Contudo, a posição do candidato nos levantamentos eleitorais não parece influenciar o uso de determinadas estratégias. Não obstante, defendemos que os nossos achados contribuem para a literatura corrente ao observar as campanhas digitais no contexto mais amplo da corrida eleitoral. O artigo aponta, ainda, para uma reconfiguração do papel de candidatos e eleitores no cenário das campanhas em redes sociais.

Palavras-chave: campanhas on-line, eleições 2014, Facebook.

Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG).

Érica Anita Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG. Pesquisadora do Grupo Opinião Pública (UFMG) e do Centro de Investigação Media e Jornalismo (Universidade Nova de Lisboa)

Vanessa Veiga de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG)

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná

Professor de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD-UFBA) e do Centro de Estudos Internacionais do Governo (CEGOV-UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-03-24

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres