Letra ilustrada na publicidade: a tensão entre o visual e o verbal
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.182.03Resumo
O propósito deste artigo é compreender a letra ilustrada na comunicação publicitária. Verificou-se que a letra ilustrada tem como característica principal, em sua estrutura, elementos visuais que estabelecem algum tipo de tensão com os elementos verbais. Com base em Santaella (2001) e Santaella e Nöth (1998), foi possível organizá-la em arranjos e grupos de acordo com a percepção visual, compreensão do contexto e relação da letra ilustrada com a composição publicitária. A definição de tais arranjos contribui para o melhor entendimento da letra ilustrada, possibilitando a classificação dos tipos de tensões e o agrupamento de acordo com as características predominantes. A pesquisa qualitativa foi feita pela análise dos anúncios selecionados, tomando a categorização sígnica de Peirce como método semiótico.
Palavras-chave: arte publicitária, tipografia, semiótica visual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.