Letra ilustrada na publicidade: a tensão entre o visual e o verbal

Autores

  • João Batista Freitas Cardoso Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Leandro Fabris Lugoboni Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.182.03

Resumo

O propósito deste artigo é compreender a letra ilustrada na comunicação publicitária. Verificou-se que a letra ilustrada tem como característica principal, em sua estrutura, elementos visuais que estabelecem algum tipo de tensão com os elementos verbais. Com base em Santaella (2001) e Santaella e Nöth (1998), foi possível organizá-la em arranjos e grupos de acordo com a percepção visual, compreensão do contexto e relação da letra ilustrada com a composição publicitária. A definição de tais arranjos contribui para o melhor entendimento da letra ilustrada, possibilitando a classificação dos tipos de tensões e o agrupamento de acordo com as características predominantes. A pesquisa qualitativa foi feita pela análise dos anúncios selecionados, tomando a categorização sígnica de Peirce como método semiótico.

Palavras-chave: arte publicitária, tipografia, semiótica visual.

Biografia do Autor

João Batista Freitas Cardoso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com Pós-doutorado pela ECA-USP. Professor no Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e nos cursos de publicidade das universidades Mackenzie e Santa Cecília. Líder do Grupo de Pesquisa "O Signo Visual nas Mídias" (CNPq) e coordenador dos GT Discurso y Comunicación (ALAIC). Autor dos livros "A semiótica do cenário televisivo" (Annablume/FAPESP) e "Cenário Televisivo: linguagens múltiplas fragmentadas" (Annablume/Fapesp). Coorganizador do livro "Mutações da Cultura Midiática" (Paulinas).

Leandro Fabris Lugoboni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Publicitário. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM/USCS)

Downloads

Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres