Representações do candomblé em Tenda dos Milagres: a ficção televisiva e suas simbologias

Autores

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.03

Resumo

Este texto deriva de uma pesquisa sobre a religiosidade afro-brasileira, especialmente o candomblé, na minissérie Tenda dos Milagres, inspirada na obra de Jorge Amado. À luz de Lopes (2004), Jost (2007) e Martín-Barbero (2004), entre outros, aborda a fruição do gênero ficcional televisivo para além da intenção de verdade, da mobilização da memória e do imaginário do público, uma vez que, por seu intermédio, torna-se possível uma aproximação às tradições específicas de um povo. Nessa perspectiva, a ficção é permeada por fluxos de mobilidade discursiva e plasticidade, condições oportunas à circulação de pensamentos, imagens, símbolos e significados que funcionam como chaves de interpretação de processos identitários e sócio-histórico-culturais. Privilegiando o entrelaçamento com a esfera da crença afro-brasileira, o artigo descreve alguns fragmentos do produto audiovisual, identificando símbolos e mitos religiosos, além de apresentar entrevistas com praticantes dessa vertente religiosa, no intuito de pensar e compreender as representações construídas pela ficção. Como resultado mais expressivo, o estudo constatou que a minissérie valoriza as expressões culturais, a identidade étnica e a religiosidade multifacetada do povo baiano, ainda que os estigmas e preconceitos (Goofman, 1988) perpassem as tradições do candomblé, forjando a visibilidade da ficção televisiva nas suas convergências com a realidade social.

Palavras-chave: Tenda dos Milagres, ficção televisiva, candomblé.

Biografia do Autor

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Professora Titular do curso de Comunicação Social (UEPB), vinculada aos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular, e à linha Mídia e Estudos Culturais.Suas produções acadêmicas são interdisciplinares e permeiam os campos do pensamento complexo e epistemologia da comunicação, enfocando as interfaces entre sociedade, educação, informação, pesquisa, conhecimento e mídias. Desenvolve estudos sobre televisão, ficção, expressões de religiosidade nos processos midiáticos, observando as possíveis construções identitárias que emergem das dinâmicas informacionais e dos fluxos de sentidos midiatizados pela comunicação no espaço social.

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Publicado

2015-09-23

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres