Representações do candomblé em Tenda dos Milagres: a ficção televisiva e suas simbologias
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.03Resumo
Este texto deriva de uma pesquisa sobre a religiosidade afro-brasileira, especialmente o candomblé, na minissérie Tenda dos Milagres, inspirada na obra de Jorge Amado. À luz de Lopes (2004), Jost (2007) e Martín-Barbero (2004), entre outros, aborda a fruição do gênero ficcional televisivo para além da intenção de verdade, da mobilização da memória e do imaginário do público, uma vez que, por seu intermédio, torna-se possível uma aproximação às tradições específicas de um povo. Nessa perspectiva, a ficção é permeada por fluxos de mobilidade discursiva e plasticidade, condições oportunas à circulação de pensamentos, imagens, símbolos e significados que funcionam como chaves de interpretação de processos identitários e sócio-histórico-culturais. Privilegiando o entrelaçamento com a esfera da crença afro-brasileira, o artigo descreve alguns fragmentos do produto audiovisual, identificando símbolos e mitos religiosos, além de apresentar entrevistas com praticantes dessa vertente religiosa, no intuito de pensar e compreender as representações construídas pela ficção. Como resultado mais expressivo, o estudo constatou que a minissérie valoriza as expressões culturais, a identidade étnica e a religiosidade multifacetada do povo baiano, ainda que os estigmas e preconceitos (Goofman, 1988) perpassem as tradições do candomblé, forjando a visibilidade da ficção televisiva nas suas convergências com a realidade social.
Palavras-chave: Tenda dos Milagres, ficção televisiva, candomblé.
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