Autorretrato: a fotografia em performance

Autores

  • Osmar Gonçalves dos Reis Filho Universidade Federal do Ceará (UFC) - Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM-UFC)
  • Isabelle de Morais Universidade Federal do Ceará (UFC) - Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM-UFC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.01

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o autorretrato fotográfico. Para tanto, buscaremos compreender esta prática de representação articulando-a aos conceitos de performance e de fotografia-expressão, proposto por André Rouillé. A análise de algumas imagens extraídas da obra do fotógrafo português Jorge Molder nos ajudará na estruturação das ideias propostas, estabelecendo diálogos neste exercício reflexivo em que nos lançamos. Além de reflexões de ordem teórica e estética, este trabalho abordará aspectos históricos da fotografia no sentido de contextualizar algumas mudanças centrais em seus períodos, escolas e estilos.

Palavras-chave: autorretrato fotográfico, performance, fotografia-expressão.

Biografia do Autor

Osmar Gonçalves dos Reis Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC) - Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM-UFC)

Osmar Gonçalves é doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa-sanduíche na Bauhaus Universität-Weimar (Alemanha), financiada pelo DAAD/CAPES. Atualmente, faz pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) com bolsa CAPES. É membro do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor Adjunto II dos Cursos de Comunicação e Cinema e Audiovisual da UFC, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Vilém Flusser e membro do LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentação em Audiovisual. Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Casa das Musas, 2013).

Isabelle de Morais, Universidade Federal do Ceará (UFC) - Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM-UFC)

Mestranda em Comunicação e Linguagens, na linha de Fotografia e Audiovisual. Pesquisa as potências estéticas e políticas da imagem fotográfica, em suas diversas relações com o teatro e a performance.

Downloads

Publicado

2015-09-23

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres