Autorretrato: a fotografia em performance
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.01Resumo
O objetivo deste artigo é problematizar o autorretrato fotográfico. Para tanto, buscaremos compreender esta prática de representação articulando-a aos conceitos de performance e de fotografia-expressão, proposto por André Rouillé. A análise de algumas imagens extraídas da obra do fotógrafo português Jorge Molder nos ajudará na estruturação das ideias propostas, estabelecendo diálogos neste exercício reflexivo em que nos lançamos. Além de reflexões de ordem teórica e estética, este trabalho abordará aspectos históricos da fotografia no sentido de contextualizar algumas mudanças centrais em seus períodos, escolas e estilos.
Palavras-chave: autorretrato fotográfico, performance, fotografia-expressão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.