Usos da cartografia nos estudos de comunicação e música

Autores

  • Cíntia Sanmartin Fernandes Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC).
  • Micael Herschmann Professor Associado IV da ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.03

Resumo

A proposta neste artigo é a de repensar as potencialidades do emprego da cartografia como uma ferramenta interdisciplinar para os estudos de comunicação e música que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos no Brasil, especialmente no contexto urbano. Há uma tendência das cartografias recentes – que vêm sendo realizadas no campo da Comunicação (e das Ciências Sociais) – não só em rejeitar os mapas sínteses que foram frequentemente elaborados na modernidade, mas também de propor a construção de “guias de viagem” e mapas cognitivos (do tipo “arquipélago”).

Palavras-chave: comunicação, música, cartografia, espaço urbano.

Biografia do Autor

Cíntia Sanmartin Fernandes, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC).

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Doutorado Sanduíche junto à Université René Descartes-ParisV/Sorbonne, tendo realizado dois estágios pós-doutorais: um no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-SP e outro no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC).

Micael Herschmann, Professor Associado IV da ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ

Possui doutorado em Comunicação pela UFRJ, é pesquisador 1 D do CNPq e atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, coordena o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (da ECO/UFRJ) e o GP Comunicação, Música e Entretenimento da INTERCOM.

Downloads

Publicado

2015-09-15

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres