Música “alternativa” na Vila Madalena: práticas musicais juvenis na cidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.02Resumo
Este texto analisa as articulações entre música midiática, espaços urbanos e culturas juvenis, salientando as reflexões que vêm sendo elaboradas pelas autoras em suas pesquisas recentes. Nestas, questões como sociabilidades/socialidades, identidades e mobilidades juvenis, práticas musicais, escuta, paisagens sonoras urbanas e território mostram-se em estreita relação. Assim, em um primeiro momento, destacam-se o trinômio juventudes, cidade e sonoridades e, em seguida, aspectos de uma pesquisa conjunta que se encontra em estado inicial sobre os circuitos musicais juvenis na cidade de São Paulo, em um comparativo entre experiências nas zonas leste/ sul e oeste. O foco incide aqui na Vila Madalena (bairro da zona oeste) e seu entorno, com destaque para as especificidades da vida cultural, de algumas práticas de sociabilidade/socialidade e análise de alguns elementos da economia musical de um circuito “autoral-alternativo” em consolidação e expansão nessa área da cidade.
Palavras-chave: circuito musical, juventude, escuta, território, Vila Madalena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.