A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho

Autores

  • Roseli Figaro Escola de Comunicações e Artes da USP

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.162.06

Resumo

Neste artigo, discutimos a estratégia da triangulação metodológica como alternativa capaz de construir coerência e coesão metodológica nas pesquisas de comunicação. Inicialmente, abordaremos a origem do termo triangulação e sua apropriação pelas ciências sociaiscomo metáfora para a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Posteriormente, faremos uma síntese de comoa triangulação tem sido trabalhada por pesquisadores de diferentes áreas das ciências sociais e, na parte final do artigo, faremos aexposição de como temos nos apropriado dessa estratégia de pesquisa, incorporando-a aos nossos projetos de investigação. Essaabordagem se justifica porque, em investigações realizadas pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, que congregaum grupo de pesquisadores em nível de pós-graduação, vimos aplicando a triangulação metodológica, com métodos quantitativose qualitativos de recolha de dados. As pesquisas acolhem um volume grande e diferenciado de informações que comportam dadosde fontes primárias e secundárias, e compreendem dados recolhidos por meio de questionário de múltipla escolha, observação, falasrecolhidas em entrevistas e grupos de discussão. A análise desses dados têm possibilitado o avanço da reflexão teórica e a proposição de projetos de intervenção relacionados à comunicação no mundo do trabalho.

Palavras-chave: triangulação metodológica, comunicação, mundo do trabalho, métodos quantitativos, métodos qualitativos, pesquisaempírica

Biografia do Autor

Roseli Figaro, Escola de Comunicações e Artes da USP

Professora Livre docente do programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunciação e Trabalho.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres