Migração e ficcionalização da conversação mediada por computador: a Sessão Codorna do grupo Snapetes

Autores

  • Catarina Maitê Macedo Machado Barboza Trabalho: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul - campus Pelotas) Pós-Graduação (doutorado): Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Católica de Pelotas (PPG em Letras - UCPel)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.162.02

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a influência, no universo de fandoms on-line, da conversação mediada por computador na construção de uma escrita ficcional coletiva. O estudo enfoca a conversação on-line de um grupo de fãs brasileiras, autodenominado Snapetes, formado por mulheres adultas que escrevem ficções protagonizadas por Severus Snape, personagem da saga literária Harry Potter. O estudo constatou a migração da conversação entre diferentes plataformas, bem como o potencial criativo do grupo para ficcionalizar o conteúdo de suas conversações on-line. O artigo contempla duas perspectivas teóricas: a investigação sobre a conversação mediada por computador, complementada pelos estudos de fandoms e fan fictions.

Palavras-chave: conversação mediada por computador, migração e ficcionalização da conversação, grupo Snapetes.

Biografia do Autor

Catarina Maitê Macedo Machado Barboza, Trabalho: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul - campus Pelotas) Pós-Graduação (doutorado): Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Católica de Pelotas (PPG em Letras - UCPel)

Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ocupa o cargo de professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul - campus Pelotas).

Também atua como docente no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias, na disciplina de Formação do Leitor em Sala de Aula.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), área de Concentração em Linguística Aplicada, onde desenvolve pesquisa sobre fandoms, fan fictions e comunidades virtuais, sob a orientação da professora Drª. Raquel Cunha Recuero.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres