Migração e ficcionalização da conversação mediada por computador: a Sessão Codorna do grupo Snapetes
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.162.02Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a influência, no universo de fandoms on-line, da conversação mediada por computador na construção de uma escrita ficcional coletiva. O estudo enfoca a conversação on-line de um grupo de fãs brasileiras, autodenominado Snapetes, formado por mulheres adultas que escrevem ficções protagonizadas por Severus Snape, personagem da saga literária Harry Potter. O estudo constatou a migração da conversação entre diferentes plataformas, bem como o potencial criativo do grupo para ficcionalizar o conteúdo de suas conversações on-line. O artigo contempla duas perspectivas teóricas: a investigação sobre a conversação mediada por computador, complementada pelos estudos de fandoms e fan fictions.
Palavras-chave: conversação mediada por computador, migração e ficcionalização da conversação, grupo Snapetes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.