Um Rio Grande do Sul narrado: identidade regional no Jornal Nacional
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.161.06Resumo
O artigo trata de como o jornalismo, ao interpretar os fatos, os institui atribuindo sentidos à experiência em sociedade. Para tanto, toma o jornalismo televisivo por meio da análise de duas reportagens do Jornal Nacional ( JN), da Rede Globo. Ambas são escolhidas como recorte analítico em decorrência dos elementos identitários regionais que apresentam na narrativa e que é recorrente na mídia sobre o Rio Grande do Sul. A partir desse fenômeno, faz-se uma associação entre os estudos culturais e as teorias da narrativa, compreendendo o jornalismo como uma forma cultural, com uma materialidade estética e política. Toma-se o modelo do circuito da cultura ( Johnson, 1999) para realizar a análise, para o qual o processo comunicativo é estudado em sua integralidade, possibilitando estabelecer relações entre a produção jornalística, o texto, seu consumo e as implicações no tecido social.Palavras-chave: narrativa, telejornalismo, região, identidade cultural; circuito da cultura.
Downloads
Publicado
2013-11-07
Edição
Seção
Artigos de Temáticas Livres
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.