Cinema brasileiro e o mito “Rio de Janeiro: a Cidade Maravilhosa”
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2013.153.05Resumo
Esse trabalho discute a representação do “mito” da cidade maravilhosa atribuído à cidade do Rio de Janeiro através de uma reflexão sobre a produção cinematográfica brasileira contemporânea e a criação de novos paradigmas de representação e entendimento da identidade cultural brasileira. Trata-se aqui também do conceito de produção do espaço por meio da análise da representação fílmica do Rio de Janeiro no filme O Homem do Ano (The Man of the Year, José Guilherme Fonseca, 2002). Esse filme discute de forma genérica sobre vários elementos relacionados ao entendimento da vida urbana brasileira contemporânea e sua identidade cultural comentando sobre conceitos e discussões do tipo: a cidade da imaginação; a cidade como produto de certa instabilidade em relação à problemática do conceito de identidade e sua relação confusa com/no tempo e espaço; a cidade que comporta a representação imagética de todo o país; e, finalmente, a cidade que combina dois polos opostos: a cidade como um espaço moderno e civilizado e a cidade tradicional do espaço primitivo.
Palavras-chave: mito, identidade cultural urbana, cidade cinemática, Rio de Janeiro.
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