A pesquisa sobre escândalo político: panorama de 10 anos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2013.153.02Resumo
Neste artigo, apresentamos um panorama da pesquisa sobre escândalo político no Brasil e no exterior entre os anos de 1998 e 2008. No levantamento junto a bases internacionais, revistas e congressos nacionais de área, pudemos identificar o crescente interesse que o tema desperta entre pesquisadores, especialmente da área da comunicação. Identificamos também três propostas teóricas, provenientes da sociologia e da fenomenologia, que ajudam a entender a natureza e as características de um escândalo. Elas oferecem um modelo que serve como ponto de partida para analisar este tipo de acontecimento, cada vez mais presente na agenda política e midiática.
Palavras-chave: escândalo político, mídias, comunicação e política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.