Blogs Íntimos: gêneros emergentes no meio digital
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2013.151.05Resumo
Diferente dos diários tradicionais, amparados pela continuidade do papel, os blogs íntimos têm sua narratividade contínua subvertida pelo hipertexto digital, problematizando o estatuto de diário. O artigo explora a intersecção entre o suporte hipertextual e as formas narrativas e discursivas dispostas pelos blogs íntimos e visa considerar esses blogs como um gênero do discurso emergente, com base na Teoria da Enunciação e na Análise do Discurso de linha francesa, abordagem que favorece a compreensão das relações intergenéricas entre esses e outros gêneros autobiográficos, considerando suas especificidades, como a constante presença do outro e a construção de efeitos de sentido relacionados ao ethos. Essas formulações são realizadas por meio de um percurso de sentido que vai da sintaxe à pragmática, investigando novos modos de circulação dos enunciados, não apenas como componentes dos dispositivos de comunicação multidirecionais, mas como ferramentas de articulação narrativa de si, marcados por um modo de enunciação específico.
Palavras-chave: blogs, diário, discurso, gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.