Jornalismo e crítica da cultura: a urgência da nova identidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2012.143.02Resumo
O artigo discute as diversas questões conceituais que envolvem o Jornalismo Cultural em consequência da proliferação de espaços virtuais de crítica. Como resultado, o sistema de credibilidade com o qual o gênero construiu sua presença na esfera pública parece estar sendo posto em xeque tanto no interior da atividade profissional quanto nas referências do público. O dilema, que potencializa dificuldades que o gênero enfrenta historicamente, sugere uma revisão de pressupostos teóricos nos quais a prática jornalística da crítica da cultura se assenta.
Palavras-chave: jornalismo cultural, tecnologias digitais, esfera pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.