Jornalismo e crítica da cultura: a urgência da nova identidade

Autores

  • J. S. Faro Umesp e PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2012.143.02

Resumo

O artigo discute as diversas questões conceituais que envolvem o Jornalismo Cultural em consequência da proliferação de espaços virtuais de crítica. Como resultado, o sistema de credibilidade com o qual o gênero construiu sua presença na esfera pública parece estar sendo posto em xeque tanto no interior da atividade profissional quanto nas referências do público. O dilema, que potencializa dificuldades que o gênero enfrenta historicamente, sugere uma revisão de pressupostos teóricos nos quais a prática jornalística da crítica da cultura se assenta.

Palavras-chave: jornalismo cultural, tecnologias digitais, esfera pública.

Biografia do Autor

J. S. Faro, Umesp e PUC-SP

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor adjunto da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atua nos cursos de graduação em jornalismo nas duas instituições e é docente do programa de pós-graduação em Comunicação da UMESP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo; trabalha com projetos de pesquisa em história da comunicação, jornalismo investigativo, jornalismo cultural e ensino e pesquisa em comunicação.

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Publicado

2012-05-26

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres