O cinema sensível: sensorialidades em pré e pós-cinemas

Autores

  • José Cláudio Siqueira Castanheira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ana Amélia Erthal Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2011.132.06

Resumo

A partir da análise de espaços comunicacionais que demandam e ocasionam mais estímulos sensoriais, este artigo se propõe a pensar sobre um novo cinema que se apropria de diversas tecnologias digitais e que está impregnado de novas materialidades, aproximandose conceitualmente do modelo dos primeiros cinemas (early cinemas) ou cinema de atrações. O formato do cinema de atrações era caracterizado pela ausência de uma narrativa linear, ausência de uma lógica de causa e efeito e o convite efetivo de participação e envolvimento da plateia. Assim como no novo cinema, os sentidos da audiência eram convocados sinestesicamente no cinema de atrações, oferecendo novas experiências de percepção e de consciência sobre a realidade.

 

Palavras-chave: cinema digital, cinema de atrações, sensorialidades.

Biografia do Autor

José Cláudio Siqueira Castanheira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor do curso de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. E-mail: jcscastanheira@gmail.com

Ana Amélia Erthal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: contato@anaerthal.com.br

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Publicado

2010-12-04

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres