Imaginário e imigração nas redes sociais da Internet: o caso dos brasileiros em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2011.132.03Resumo
Este artigo apoia-se na análise descritiva da funcionalidade das comunidades virtuais que se constituem nas redes sociais da Internet utilizadas por imigrantes brasileiros residentes em Portugal. O objetivo é refletir sobre a Internet como um “ciberespaço” onde esses atores sociais se esforçam em apropriar-se da ideia de construção/reconstrução da identidade brasileira, manutenção de afetos, reagrupamento social, superação dos discursos institucionais, interação entre as nacionalidades brasileira e portuguesa e novas formas culturais de comunicação online.
Palavras-chave: Internet, comunidades virtuais, etnografia virtual, imigração, Orkut.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.