Cidade, tecnologia e interfaces. Análise de interfaces de portais governamentais brasileiros. Uma proposta metodológica
Resumo
Neste artigo, propomos um modelo para a avaliação da interface dos web sites públicos (portais) de cidades e estados brasileiros. Esta análise faz parte da pesquisa Cibercidades, financiada pelo CNPq. A partir da idéia de um design centrado no cidadão (citizen-centered design), estabelecemos critérios de análise para a Interface Web. Nosso modelo recupera os princípios gerais de avaliação do design da interface Web. Pretende-se que a fiabilidade e a validade do nosso modelo seja testada numa avaliação-piloto dos web sites dos estados e capitais brasileiros.
Palavras-chave: interface, web sites, usabilidade, governo eletrônico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.