Marshall McLuhan 40 anos depois: a mídia como a lógica de dois tempos
Resumo
O artigo pretende fazer uma apreciação das principais reflexões de Marshall McLuhan a partir do impacto provocado por seu livro mais conhecido – Understanding media:t TheeExtensions of man –, 40 anos depois de seu surgimento. Embora marcado pelo modismo que a própria obra estimulou nos anos 60, tudo indica que o professor canadense percebeu com sensibilidade aguçada duas dimensões dos meios de comunicação: seu papel referencial como elemento fundamental da história da cultura e sua importância na crise da sociedade contemporânea.
Palavras-chave: cultura de massa, tecnologias, crise das ideologias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.