Cidade e Imagem: entre aparências, dissimulações e virtualidades
Resumo
Dividido em três partes, este trabalho trata de um estudo dos caminhos culturais que vão da perspectiva renascentista como imagem expressiva de uma concepção absoluta e abstrata do espaço até a info-imagem, atravessada pelos simulacros dos meios de comunicação de massa e pelas sugestões da imagem virtual. Essas dimensões da imagem da cidade constituem o quadro de uma interação comunicativa que define uma nova lógica visual e nos permite estudar aquela imagem entendendo-se a cidade como apoio material e signo dos processos culturais daquela visualidade. Nessa nova cidade, é possível encontrar um diálogo cultural que vai do espaço à imagem pública construída pelo contato visual e informativo entre os lugares da cidade, agora planetária, e que exige uma nova cidadania.
Palavras-chave : comunicação, imagem, cidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.