Comunicação e consumo sustentável: das entrelinhas do capitalismo leve ao enquadramento da sustentabilidade na mídia
Resumo
O presente artigo pretende avaliar o enquadramento midiático do consumo sustentável, fazendo uma breve análise dos fatores que influenciam a abordagem do tema nos jornais. Considerando o consumo como produção simbólica em que as identidades se afirmam, mas também como ato político capaz de gerar fissuras na lógica de mercado, este estudo propõe uma crítica às armadilhas do capitalismo leve, evidenciando os efeitos colaterais de um consumo que não se vê (água, energia, combustíveis fósseis, entre outros). Ao propor o desenvolvimento sustentável como ruptura no discurso das aparências, o texto discute a constituição de uma agenda midiática mais comprometida com narrativas minoritárias, considerando que a imprensa pode contribuir para suscitar mudanças nos modos de produção e consumo, bem como nas estratégias de comunicação das organizações, incluindo as mensagens publicitárias.
Palavras-chave: consumo sustentável, mídia, processos comunicacionais, práticas discursivas.Downloads
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