Reality houses
Resumo
Os domicílios que servem de cenário a reality shows do tipo Big Brother Brasil e Casa dos Artistas, aqui designados de reality houses, são necessários à efetividade dos programas. Mas são, também, lócus privilegiado de enunciações sobre a complexa casa televisiva. A Rede Globo e o SBT, respectivamente, aparecem neles moldurados com suas próprias idiossincrasias e seu modo peculiar de perceber a sociedade brasileira e a televisão. Como todas e qualquer uma, a casa televisiva se presta a que nela ocorram processos de sociabilidade e práticas identitárias. As reality houses, em particular, devem favorecer e dar a ver interessantes performances que são em grande parte engendradas por um grande olho eletrônico, cada vez mais onipresente na vida dos brasileiros.
Palavras-chave: casa televisiva, reality houses, práticas identitárias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.