O jornalismo e a construção do verdadeiro no campo econômico: uma análise à luz das reflexões bakhtiana e foucaultiana sobre discursos
Resumo
O objetivo deste artigo é articular a construção do verdadeiro no campo econômico e os discursos produzidos pelo jornalismo sobre esta área. A questão que nos instiga é: como as notícias ajudam a construir uma “realidade” sobre o campo econômico? Partimos da premissa de que o noticiário de economia se pauta, principalmente, pelos prognósticos e não apenas pelos relatos de acontecimentos do presente. Com isso, muitas vezes, antecipam situações e provocam mudanças no mercado. O corpus de análise é constituído de edições dos dois principais jornais do país – O Globo e Folha de S. Paulo – de julho de 1994, mês de lançamento do Plano Real, em vigor há 12 anos. Partindo das reflexões sobre a questão da comunicação e do discurso de Mikhail Bakhtin e de Michel Foucault, e de outros aportes teóricos, são analisados alguns aspectos da cobertura jornalística de economia.
Palavras-chave: comunicação e poder, jornalismo econômico, Plano Real.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.