A Cauda Longa no jornalismo. Como a teoria da Cauda Longa se aplica ao jornalismo
Resumo
A internet produziu transformações e oportunidades. Este artigo explica a teoria da Cauda Longa e como ela se aplica ao jornalismo. Duas caudas longas estão transformando o jornalismo, uma relacionada à troca dos valores-notícia através do tempo, e a outra ao crescente número de blogs que, coletivamente, estão competindo com a mídia tradicional pela atenção dos leitores. O cenário atual indica que, apesar de o modelo tradicional emissor-receptor ter sido rompido, a função do jornalista não será extinta, uma vez que cabe a este profissional o papel de seleção e de análise dos acontecimentos relevantes que devem ser divulgados. Além disso, indica que no futuro os meios de comunicação social devem seguir o modelo comunicativo baseado na participação do usuário.
Palavras-chave: Cauda Longa, jornalismo, internet, blogs, cultura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.