Internet e oportunidades de participação política – Um exame dos websites de senadores brasileiros e norte-americanos
Resumo
Este trabalho avalia os websites pessoais de representantes políticos levando em consideração as principais ferramentas oferecidas para viabilizar a participação dos cidadãos. Se, por um lado, é possível apontar diversas possibilidades de aperfeiçoamento político trazidas pela Internet, por outro lado, os exemplos de emprego efetivo da rede para o fortalecimento da participação democrática são, de certa forma, escassos. Este artigo propõe uma grade analítica para avaliar a quantidade e a qualidade das ferramentas relativas à participação política disponíveis em sites de senadores. A noção correlata de “graus de participação dos cidadãos na Internet” busca mensurar quão porosos determinados websites são de modo a coletar sugestões e disposições dos cidadãos. A comparação empírica entre os websites de senadores brasileiros e americanos traz como principal conclusão a idéia de que a Internet pode ser melhor empregada para se aperfeiçoar a participação democrática.
Palavras-chave: comunicação, internet, democracia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.