Visibilidade de temas sociais e fotografias nas capas de jornais regionais durante as eleições de 2006
DOI:
https://doi.org/10.4013/5042Resumo
Este trabalho faz uma discussão sobre critérios de noticiabilidade para ocupação das primeiras páginas dos jornais diários de abrangência local e regional do Paraná, considerando possíveis efeitos da presença ou não de imagens fotográficas vinculadas aos temas sociais que ganham espaço na página mais importante de um jornal diário. Como o trabalho de campo de coleta de informações compreende o período de cobertura das campanhas eleitorais de 2006, testa-se também o tratamento dado a esse tema na primeira página dos jornais locais e regionais analisados. Com isso, busca-se identificar se a fotografia tem um impacto relevante na presença de temas sociais nas primeiras páginas dos periódicos, se o tema campanha eleitoral ganha destaque nesses jornais e, de maneira complementar, se os periódicos locais apresentam os mesmos padrões de seleção de temas públicos do que os regionais para a composição de suas capas.
Palavras-chave: noticiabilidade, primeira página, fotojornalismo, imprensa diária.Downloads
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