Etnografia da Mídia: um método-pensamento para a análise de recepção
DOI:
https://doi.org/10.4013/4682Resumo
O artigo busca apresentar a Etnografia da Mídia como método-pensamento e indicar seus usos possíveis para a análise de recepção. Para tanto, elucidamos alguns conceitos chave próprios à pesquisa etnográfica, principalmente aqueles referenciados nos Estudos Culturais, sejam estes a “observação participante”, conceituada por Malinowski, como também a “descrição densa”, de Geertz. Exemplificamos a exposição teórica com etnografias realizadas no Brasil, tomando como foco as relações cotidianas entre a telenovela brasileira e a produção de sentidos por parte dos telespectadores.
Palavras-chave: Etnografia, mídia, telenovela.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.