Plasticidade e discurso visual na fotografia: temas de ação em Henri Cartier-Bresson e Pierre Verger
DOI:
https://doi.org/10.4013/4679Resumo
O presente artigo tem como objetivo central examinar os temas de ação na fotografia, explorando uma amostragem temporalmente determinada das obras de Henri Cartier-Bresson e Pierre Verger. Neste corpus iconográfico, procurou-se identificar os modos pelos quais a fixidez originária da imagem fotográfica se constituiria em um operador narrativo, privilegiando-se o tratamento plástico dado a certos elementos da imagem. Na base desta análise, buscou-se demarcar as questões de uma abordagem estilística do discurso visual, aplicando-a na obra de cada um dos dois fotógrafos.
Palavras-chave: fotografia, plasticidade, ação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.