A exploração do espaço da tela na construção de sentidos em quadrinhos digitais

Autores

  • Maiara Alvim de Almeida IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.03

Resumo

Resumo: A publicação de quadrinhos em ambiente digital é uma realidade desde a década de 1980. Com o advento da internet de uso doméstico, as publicações de quadrinhos eletrônicos apenas se popularizaram mais, abrindo-se assim um leque de possibilidades a autores e leitores. Nesse contexto, novas ferramentas tornam-se disponíveis, o que permite que quadrinistas experimentem com a incorporação de diferentes mídias, histórias interativas e multilineares e que extrapolem o tradicional espaço do quadro para a criação de suas histórias. Há também a possibilidade de se publicar quadrinhos em redes sociais digitais, as quais se revelam menos experimentais, mas com um alcance maior junto ao público leitor. Seja qual for o caminho escolhido pelos autores, a exploração da tela para além dos limites do quadro e da página torna-se  uma realidade na criação de quadrinhos, podendo inclusive ser uma forte aliada na composição dos enredos das narrativas. Nesse contexto, este artigo explorará como a utilização do espaço da tela no ambiente digital pode contribuir para a construção de sentidos em quadrinhos eletrônicos através da análises das obras de duas autoras, Cátia Ana e Helô D’Ângelo. A fim de embasar teoricamente nossa discussão, contaremos com as contribuições sobre quadrinhos e quadrinhos eletrônicos de Groensteen (2015), Postema (2018), Garcia (2012), Franco (2013) e Alvim de Almeida (2025).

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Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Dossiê Quadrinhos, Super-Heróis e Cultura Digital