Webcomics como Recursos Educacionais Digitais (RED) no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.07Resumo
O objetivo deste estudo é identificar o potencial de utilização dos quadrinhos como recursos educacionais digitais para o ensino de teorias da cognição no ensino superior. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa de cunho descritivo, tendo como categoria de análise o estudo de caso. A análise de dados foi exercida a partir da observação de como as webcomics e a linguagem dos quadrinhos contribuíram para o desenvolvimento de mídias digitais por discentes, durante o semestre de 2023.1. Os resultados indicam que os discentes realizaram associações entre os conceitos das teorias e as histórias em quadrinhos, de forma narrativa, criativa e inventiva para a criação de mídias digitais interativas. Além disso, a pesquisa mostra como as webcomics propostas foram relevantes para a consolidação dos conhecimentos construídos pelos discentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.