Webcomics como Recursos Educacionais Digitais (RED) no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.07

Resumo

 O objetivo deste estudo é identificar o potencial de utilização dos quadrinhos como recursos educacionais digitais para o ensino de teorias da cognição no ensino superior. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa de cunho descritivo, tendo como categoria de análise o estudo de caso. A análise de dados foi exercida a partir da observação de como as webcomics e a linguagem dos quadrinhos contribuíram para o desenvolvimento de mídias digitais por discentes, durante o semestre de 2023.1. Os resultados indicam que os discentes realizaram associações entre os conceitos das teorias e as histórias em quadrinhos, de forma narrativa, criativa e inventiva para a criação de mídias digitais interativas. Além disso, a pesquisa mostra como as webcomics propostas foram relevantes para a consolidação dos conhecimentos construídos pelos discentes.

Biografia do Autor

Pâmela de Castro Freitas Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará. Desempenha a função de professora substituta na Universidade Federal do Ceará, no curso de Sistemas e Mídias Digitais, abrangendo o setor de estudos Arte e Animação para Multimídia. É professora de desenho nos cursos de Desenho para Crianças e Desenho para Jovens Artistas oferecidos pelo Estúdio Daniel Brandão, integrando a Diretoria dessa instituição, contribuindo significativamente para a gestão e desenvolvimento de suas atividades. É autora da série de tiras em quadrinhos Metatirinhas, publicada semanalmente no caderno VidaArte do Jornal cearense o Povo. Experiência profissional em diagramação, criação de quadrinhos educacionais, ilustração, criação infográficos e materiais didáticos interativos. Possui inglês fluente. 

Raquel Santiago Freire, Universidade Federal do Ceará

Possui doutorado (2011) e mestrado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Tem graduação em Pedagogia também pela UFC (2004). É professora do Instituto UFC Virtual ensinando no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da UFC e dos Cursos de Graduação a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Trabalha na área de Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância, na produção de objetos de aprendizagem e formação para a educação a distância. No Instituto UFC Virtual, coordena a Formação Continuada de Tutores a Distância e participa de projetos de pesquisa interdisciplinares que congregam as áreas de Educação, Psicologia e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, conceitos matemáticos, conceitos algébricos e informática na educação.

José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2023). Ph.D. em Mathematics Education pela University Of Texas At Austin (2000). Mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Mestrado Profissional) do Instituto Universidade Virtual e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação no eixo de Tecnologias Digitais na Educação. Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Informática Educativa, Educação Matemática, Formação de Professores, Equidade na Educação e Psicologia Cognitiva.

Downloads

Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Dossiê Quadrinhos, Super-Heróis e Cultura Digital