A Nostalgia no Cinema Hollywoodiano de Super-Heróis
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.05Resumo
O artigo analisa a construção da nostalgia nos filmes de super-heróis produzidos por Hollywood, principalmente aqueles lançados pelos estúdios DC e Marvel em suas adaptações dos quadrinhos para o cinema. Na primeira parte do trabalho, é realizada uma revisão bibliográfica sobre o conceito de nostalgia e também sobre o cinema de super-heróis. Por meio dos exercícios metodológicos da flânerie e das coleções, apoiados em Walter Benjamin e Massimo Canevacci, desenvolve-se a sistematização dos processos de construção da nostalgia a partir de seis coleções: referências; sequências, refilmagens e reimaginações; reconstrução de época; efeitos visuais; trilha sonora e roteiro. Em seguida, são apresentados exemplos de obras que utilizam de tais procedimentos técnicos e estéticos em sua constituição. Os resultados apontam que o despertar do sentimento nostálgico é repercutido junto ao público através dos meios digitais, que tornam a figura do fã em um agente ativo desse processo, sendo levado em extrema consideração por parte dos veículos de comunicação e, inclusive, pelos produtores de Hollywood. O efeito provocado é de uma nostalgia que pauta a cultura midiática da nossa época a partir de constantes convites ao consumo de outros tempos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.