As Webcomics e suas Possibilidades no Ensino

Autores

  • Thiago Modenesi UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
  • Diego Moerau UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Letícia Frana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Milton Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.11

Resumo

O artigo aborda as histórias em quadrinhos digitais (webcomics) como recursos pedagógicos alinhados à cultura digital contemporânea. Justifica-se pela crescente presença das tecnologias na vida dos estudantes e pela necessidade de adaptar as práticas educativas a essa realidade. O objetivo é analisar o potencial pedagógico das webcomics, considerando a perspectiva de educadores e estudantes. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e análise de quatro estudos de caso que aplicam HQs digitais em contextos educacionais diversos. Os resultados revelam que as webcomics são ferramentas eficazes para promover o engajamento, a compreensão textual, a criatividade e a autonomia dos alunos. Além disso, contribuem para a integração de conteúdos curriculares com linguagens multimodais, fortalecendo os multiletramentos. Os exemplos analisados mostram que as HQs digitais favorecem o ensino interdisciplinar, a reflexão crítica e a formação cidadã, mesmo diante de desafios como a falta de infraestrutura tecnológica nas escolas. Conclui-se que as webcomics possuem grande potencial como estratégia educativa, especialmente por dialogarem com os hábitos culturais e comunicacionais dos jovens na era digital. Recomenda-se a formação docente para uso crítico desses recursos, garantindo seu aproveitamento consciente e eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Webcomics; Ensino; Cultura digital

Downloads

Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Dossiê Quadrinhos, Super-Heróis e Cultura Digital