A colaboratividade de artistas nortistas e o papel da internet na produção de histórias em quadrinhos na Amazônia

uma abordagem fenomenológica

Autores

  • Ellen Aline da Silva de Sousa PPGCOM/UFPA
  • Francinete Costa Botelho PPGCOM/UFPA
  • Marina Ramos Neves de Castro ILC/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.15

Resumo

O artigo discute as dinâmicas de colaboratividade e o impacto da internet na criação de histórias em quadrinhos amazônicas, a partir das experiências de artistas indígenas, com foco no Coletivo Quadrinistas Indígenas e sua atuação no Instagram. A metodologia se debruça sobre as publicações no perfil do coletivo na rede social Instagram, usada como fonte de dados, para averiguar o papel da internet e as ações de colaboratividade entre os artistas do coletivo. Para isso, o pressuposto interpretativo é baseado na fenomenologia de Merleau-Ponty (1999), ao enfatizar a percepção humana e as experiências vividas como chave para compreender a relação dos artistas com o “mundo vivido”. As discussões realizadas revelam a importância da internet como um espaço dinâmico que transcende barreiras geográficas e contribui para a visibilidade da produção artística indígena e amazônica.

Biografia do Autor

Ellen Aline da Silva de Sousa, PPGCOM/UFPA

Doutoranda em Comunicação, Cultura e Amazônia, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará. Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA) e graduação em Letras - Língua Portuguesa (UFPA). Integrante do grupo de pesquisa SISA - Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas.

Francinete Costa Botelho , PPGCOM/UFPA

Ilustradora, quadrinista e designer. Graduada em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem pela Universidade da Amazônia, especialista em Marketing e Publicidade pela mesma universidade, e mestranda em Comunicação, Cultura e Amazônia, no Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará. Integrante do grupo de pesquisa SISA - Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas.

Marina Ramos Neves de Castro, ILC/UFPA

Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia - PPGA, da UFPA. Mestre em Artes pelo PPGArtes, do Instituto de Ciências das Artes, da UFPA, e mestre em Estudos das Sociedades Latino Americanas - Opção Comunicação, pela Université de la Sorbonne Nouvelle. Coordenadora do grupo de pesquisa SISA - Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas.

Downloads

Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Dossiê Quadrinhos, Super-Heróis e Cultura Digital