Valor, Renda e Capitalismo de Plataforma
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar várias perspectivas sobre valor na economia digital, destacando inconsistências e mal-entendidos quando necessário, bem como extrair mecanismos e conceitos úteis sempre que possível. Em particular, este artigo critica a abordagem atualmente dominante sobre valor dos dados: a tese do trabalho gratuito, que argumenta que nossas atividades online são produtoras de mais-valia. Embora essa explicação de como o valor é produzido, circulado e capturado ofereça análises intuitivas (e às vezes reconfortantes), argumento que, no entanto, ela se baseia em suposições e inferências equivocadas. Em seu lugar, oferecerei um relato que se concentra na renda e na apropriação de valor, em vez de na criação de valor. Essa abordagem se baseará em uma análise marxista da economia por sua utilidade na compreensão da dinâmica econômica além do fluxo superficial de preços, bem como sua ênfase nas tendências de médio e longo prazo dentro de um modo de produção histórico. O objetivo final aqui é, em um alto nível de abstração, estabelecer onde e como as plataformas estão situadas dentro dos circuitos teóricos de valor do capitalismo contemporâneo
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.