Corporalidades midiáticas

mulheres gordas, interseccionalidade e lugar de fala em explosão semiótica no Instagram

Autores

  • Caroline Roveda Pilger Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Nísia Martins do Rosário Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Gabriela Saraiva Habckost Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão sobre corpos de mulheres gordas que apresentam rupturas em relação às normatizações e regulações midiáticas, manifestando-se no Instagram, plataforma que empregam como ferramenta de mobilização. Os fundamentos teóricos se organizam a partir da perspectiva interseccional em conexão com estudos sobre o corpo, o lugar de fala e os conceitos de semiosfera e explosão semiótica. A metodologia proposta para a investigação do perfil de três influenciadoras digitais tem inspiração na semiótica da cultura em relação com a interseccionalidade e o lugar de fala. Nesse cenário, encontramos um movimento importante e insurgente de ressignificação do corpo midiático e de expressão das subjetividades ativas de mulheres gordas subalternizadas que impõem questões de fundo cultural e político.

Biografia do Autor

Caroline Roveda Pilger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Comunicação (UFRGS). Mestra em
Processos e Manifestações Culturais e graduada em Jornalismo pela Universidade Feevale.

Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). E-mail: carolpilger@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0764399323892371

Nísia Martins do Rosário , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação
em Comunicação (PPGCOM-UFRGS). Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, mestre em
Semiótica pela UNISINOS. Estuda corporalidades, gênero, semiótica e metodologias. Pesquisador
PQ CNPq. E-mail: nisiamartins@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2853896182203821

Gabriela Saraiva Habckost, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação (UFRGS). Mestra em
Comunicação e graduada em Relações Públicas pela mesma Universidade. Programa de Pós-
Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). E-
mail: gabriela.habckost@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5134562114058717

Downloads

Publicado

2022-04-19

Edição

Seção

Dossiê