“This is your digital life”: redes, mídias sociais e o impacto do caso Cambridge Analytica na Política de Dados do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.11Resumo
O artigo aborda os papéis do Facebook como rede social, mídia social e ator social e como a plataforma se posiciona entre tais conceitos, especialmente após o escândalo da consultoria Cambridge Analytica em 2018. Neste contexto, o objetivo é identificar a relação entre a Política de Dados do Facebook, o caso Cambridge Analytica e a ambiguidade conceitual que a empresa apresenta. Especificamente, se busca delimitar a multiplicidade do Facebook como rede social, mídia social e ator social. A partir de pesquisa bibliográfica, permite-se a discussão teórica sobre a distinção e integração dos conceitos que definem o Facebook e regem a utilização de dados da plataforma. Logo, problematiza-se como o escândalo examinado age sobre o uso de registros dos indivíduos. Como metodologia, aplica-se a análise de discurso da Política de Dados pré e pós-Cambridge Analytica para verificar a efetividade das atualizações realizadas pela empresa e se elas reconfiguram a relação da empresa com os seus dados. Os resultados trazem observações a respeito da coleta de dados e da relação que ela possui com a estrutura do Facebook
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.