Violência contra as mulheres nos games:

território de tensões e resistências

Autores

  • Renata Jéssica Galdino PUC-Campinas
  • Tarcisio Torres Silva PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.17

Resumo

Este trabalho discute a violência contra as mulheres nos games. Evidencia ser este um campo de tensão, pois ao mesmo tempo em que cresce a participação feminina em competições e em iniciativas do setor, crescem também as manifestações contrárias à maior presença feminina num ambiente até pouco tempo atrás predominantemente masculino. Através do levantamento de dados quantitativos, análise de conteúdo e discussão de casos como o da ativista Anita Sarkeesian e da hashtag gamergate, observamos que a violência que se manifesta nos games é reflexo de uma cultura machista presente na indústria e em parte da comunidade gamer. Por outro lado, a antipatia de uma parcela do público masculino tem contribuído para a melhor organização das mulheres de iniciativas para buscar espaço no setor e fortalecer sua presença.    

Palavras-chave: mulher, games, misoginia.

Biografia do Autor

Renata Jéssica Galdino, PUC-Campinas

Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela PUC-Campinas. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista.

Tarcisio Torres Silva, PUC-Campinas

Professor pesquisador da PUC-Campinas. Membro do corpo docente do mestrado em Linguagens, Mídia e Arte. Doutor em Artes Visuais pela Unicamp, com estágio no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres.

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Publicado

2021-09-14

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres