Dinâmicas da inovação: automação integral da condução e agência humana na Linha 4 do metrô de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.12Resumo
Considero o metrô como um complexo sistema de comunicação, abrangendo dispositivos tecnológicos (que enviam mensagens operacionais para manter o fluxo dos trens) e pessoas (passageiros e operadores que interagem entre si e com mecanismos). Os circuitos comunicativos de um metrô são arranjos híbridos de interfaces que geram um ambiente midiático onde tecnologia e agência humana se imbricam. Tenho investigado, em pesquisa etnográfica, a reconfiguração dos circuitos comunicativos no contexto da Linha 4 do metrô de São Paulo, que opera com trens totalmente automáticos. Na situação de automação integral da condução, o componente tecnológico do ambiente do metrô é enfatizado — condutores são substituídos por computadores de bordo sob a supervisão de uma sala de controle, mecanismos são introduzidos no edifício do metrô e o pessoal de estação tende a ser reduzido. Uma outra materialidade se constrói no ambiente do metrô com a predominância da operação remota que as tecnologias digitais estipulam. No caso da Linha 4, contudo, o número mais expressivo de agentes nas estações e a presença de agentes nos trens automáticos, preparados para automação desassistida, mostram que o projeto não se realizou plenamente. Neste artigo, apresento alguns elementos do conjunto de explicações e comentários de profissionais ligados, de várias maneiras, à implementação da Linha 4 para a questão da assistência nos espaços da linha, particularmente no que concerne ao fenômeno da presença humana nos trens. Exploro também, com apoio em conversas com passageiros e na observação participante, como se desdobra no quotidiano das viagens. A tensão entre o previsto e o realizado tem se apresentado como um componente expressivo das complexas dinâmicas da recepção social da inovação na Linha 4 do metrô de São Paulo.
Palavras-chave: Inovação. Circuitos Comunicativos. Metrô (São Paulo).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.